patrocinadores

Prof. Dr. OLAVO PIRES DE CAMARGO

“A disciplina é a parte mais importante do êxito”

Olavo Pires de Camargo nasceu em  24 de novembro de 1951. Pertencente a tradicional família atibaiana Pires de Camargo é neto de Francisco Pires de Camargo e filho de Flávio Pires de Camargo e Neusa Meirelles Siqueira Pires de Camargo

Com as irmãs Rita e Regina

Casado com Vera Kortas Pires de Camargo, tem três filhos: Veridiana, Francisco e Olavo.

No ensino fundamental, formou-se no Colégio São Luis em São Paulo.

Dotado de grande talento, iniciou desde cedo uma brilhante carreira no campo da Medicina.

Graduou-se médico especializado em ortopedia pela Escola Paulista de Medicina em 1976.

Na carreira universitária iniciou com o Mestrado Acadêmico, mediante a avaliação de uma dissertação. Fez seu Mestrado em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo em 1985.

Em 1989 fez o Doutorado (tese) sendo julgado por uma Banca Examinadora do Departamento de Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo.

O próximo passo foi a conquista da livre-docência, que consiste na defesa de uma tese, avaliação do memorial, seguida de prova escrita, prova prática (exame de doente) e cirurgia. Aprovado em 1994 passou ser professor livre-docente. Fez sua livre-docência pela Universidade de São Paulo.

Depois da livre-docência, em 2000 alcançou o quarto degrau que é o Concurso para Professor Associado (avaliação do memorial do candidato). Dessa forma, a partir desse ano, foi Professor Associado da Universidade de São Paulo.

E, finalmente sua última conquista, o mais alto degrau da carreira, Professor Titular.

Cargo máximo da carreira universitária, correspondente ao antigo Professor  Catedrático, foi aclamado por unanimidade no dia 18 de outubro de 2006 (casualmente o dia do médico).

O concurso de Professor Titular consiste em se apresentar perante uma banca examinadora com 5 membros, dois da Faculdade de Medicina da USP e três externos, onde são avaliados memorial (peso 5), prova de erudição, aula expositiva de 60 minutos (peso 2) e argüição do memorial (peso 3).

Prof. Olavo concorreu ao título de Professor Titular com o Prof. Gilberto Luis Camanho e conquistou o cargo após brilhante desempenho em todas as etapas do processo.

Veja um breve resumo da carreira do Prof. Dr. Olavo Pires de Camargo:

  • 1976: Graduou-se pela Escola Paulista de Medicina;
  • 1985: Mestrado (aprovado com nota 10 com distinção e louvor)
  • 1989: Doutorado (aprovado com nota 10 com distinção e louvor)
  • 1994: Professor Livre Docente – Universidade de São Paulo
  • 2000: Professor Associado – Universidade de São Paulo
  • 2006: Professor Titular – 2006 (aprovado com média 9,45).