“A mulher é a síntese de todas as perfeições”
Ruy Barbosa
Natural de Mogi-Mirim onde nasceu em 24 de junho de 1902, era filha de Rita e Thomaz Cardoso de Almeida.
Juntamente com seus pais e seus 4 irmãos mudou-se para São Paulo em 1904, onde iniciou seus estudos, formando-se pela Escola Normal do Brás, hoje Instituto Padre Anchieta, após ter cursado o Instituto Educacional Caetano de Campos.
Em 1921 seus pais, já idosos, resolveram fixar residência em Atibaia, ocasião em que a jovem, bonita, talentosa e dinâmica professora inscreveu-se como substituta no Grupo Escolar José Alvim.
Pouco demorou para que ela conquistasse a todos e fosse convidada para todas as solenidades que se realizavam na pequena Atibaia dos anos vinte.
Conheceu, nessa ocasião, o jovem José Pires Alvim, por todos carinhosamente chamado de Zezico (filho do Major Juvenal Alvim), com quem se casou em 1924. Desse harmonioso e feliz casamento nasceram os filhos: Marina, Wilma, Juvenal e Wanda.
Como substituta e com grande sacrifício, lecionou no Bairro da Boa Vista, dispensando àquela comunidade pobre carinho, atenção e caridade jamais vistos.
Para melhor orientar seus alunos e familiares, instalou-se no bairro, em casa humilde, onde a todos recebia para oferecer-lhes orientação.
Mais tarde foi transferida para o Grupo Escolar José Alvim, onde, lecionou nos primeiros e segundos anos primários, até aposentar-se na década de cinqüenta.
Dotada de grande iniciativa e dinamismo, desenvolveu inúmeras campanhas, objetivando arrecadar fundos que foram aplicados em benfeitorias e melhorias das instalações do Grupo Escolar José Alvim.
De se mencionar que foi dela a liderança para instituir-se a “caixa escolar”, entidade beneficente hoje semelhante à Associação de Pais e Mestres; com recursos próprios adquiriu as instalações das cozinhas e refeitório para os alunos.
Foi de sua iniciativa, também, a instalação, por volta de 1948, do Gabinete Dentário, onde a doutora Aparecida Büller Bastos atendia os alunos carentes.
Dedicava-se com zelo extremado às festividades promovidas Grupo Escolar, a exemplo dos desfiles cívicos, das festas anuais, ocasião em que os alunos se apresentavam nos famosos recitais, declamando lindas poesias, cantando, dançando e encenando peças teatrais infantis.
Todos os dias, no período da tarde, recebia em sua casa vários alunos para melhor orientá-los. Esses meninos pobres jamais se esquecerão de sua bondade, pois além de aprimorar seus conhecimentos, os convidava a sentarem-se à mesa às 16 horas para, juntamente com a família, deliciarem-se com os deliciosos bolos, café, chocolate e frutas por ela preparados e servidos.
Assim era a querida e estimada Professora Rita Lourdes que se doou integralmente ao ensino, aos necessitados, aos seus e, principalmente, à família atibaiana.
Como dádiva e em recompensa aos profícuos trabalhos que desenvolveu, originados do grande amor e caridade que emanavam de seu coração, recebeu do Criador a recompensa de ter sido reconhecida, admirada e amada por seus alunos e pela família atibaiana, que jamais dela se esquecerão.
A Escola Sul Brasil, no Bairro de Caetetuba, em sua homenagem, passou a chamar-se “EE Professora Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim”.
Ao centro Rita Lourdes com seus 4 filhos.
Homenagens recebidas: