patrocinadores

Tito e Gentil – Irmãos barbeiros – Patrimônio de Atibaia

Quem aqui em Atibaia nunca ouviu falar dos irmãos barbeiros, Tito e Gentil, não é daqui ou está há pouco tempo na cidade.

Os dois, sócios e irmãos, donos da tradicional barbearia do calçadão da José Alvim, fazem parte da história da cidade.

Tito, na verdade Alpheu de Lima Mauro e seu irmão Gentil, de mesmo sobrenome, são barbeiros em Atibaia há mais de cinqüenta anos.

Curiosamente, seguindo o exemplo do pai, o velho Francisco de Lima, também barbeiro, casado com Dona Inácia de Mauro, os dois irmãos começaram a cortar cabelos e barbas, em Caetetuba.

Já com salão no calçadão da José Alvim, onde estão instalados há cinqüenta anos, os dois irmãos construíram um verdadeiro patrimônio e são  hoje um exemplo de trabalho, de dedicação, de educação e de boa formação familiar.

Os dois sempre trabalharam, como se diz, de sol a sol. Mas na verdade, muito mais.

Contam os fregueses mais antigos, que os dois irmãos saíam a pé de Caetetuba, ao raiar do sol, para trabalhar na cidade. Já tarde da noite, esperavam muitos estudantes após as aulas para atendê-los.

O salão era fechado em torno das 23:00 horas, quando então os dois retornavam a pé, para passar a noite em casa  e reiniciar o trabalho no dia seguinte.

Tudo isso de segunda a sábado, porque o domingo sempre foi reservado para as grandes paixões dos irmãos barbeiros: a família, a pesca, o futebol e o judô.

Na vida familiar, os dois barbeiros fizeram verdadeiro sucesso. Tito casou com Dona Marita e com ela teve duas filhas: Maria Cecília e Maria Ignácia. Gentil casou com Dona Tina e com ela teve três filhos : Gentil Filho, Tito e Tim. Buscando sempre a boa educação, os dois irmãos barbeiros encaminharam os filhos e todos, os cinco hoje, são médicos formados. Tito é casado hoje com Aparecida e com ela teve mais duas filhas: Carolina e Fernanda, que também estão estudando.

Os dois irmãos  ainda fundaram uma escola de judô, e nela criaram os filhos, que também se destacaram no esporte até internacionalmente. Para exemplificar, Maria Ignácia, Tito e Tim são faixa preta e Gentil Filho chegou a ser campeão brasileiro e sul americano na categoria.

Tito e Gentil também fundaram o Clube Irmãos Veteranos de Atibaia e competiram com dois times de futebol, na cidade e região.

Nos dois times, primeiro e segundo quadros, jogaram pessoas de destaque no futebol brasileiro e na vida artística, como por exemplo o cantor Luís Américo, Clóvis, ex-jogador do Corinthians e Oswaldinho, ex-portuguesa.

Pescadores inveterados, os irmãos barbeiros freqüentam anualmente o Pantanal do Mato Grosso e semanalmente os rios e lagos da cidade e região.

Com esta fama, não faltam na famosa barbearia, as conversas sobre pescaria, as fofocas e piadas picantes mais atuais.

Tanto, que os freqüentadores do salão do calçadão, passam lá para cortar o cabelo e também para estar por dentro dos assuntos do dia a dia.

O salão sempre foi freqüentado por figuras ilustres, como o saudoso Sílvio Caldas, o técnico Cilinho e atores de televisão, que sempre se deslocaram da capital, somente para cortar o cabelo em Atibaia.

Entre outros tantos acontecimentos que fazem parte da história da barbearia, destaca-se o fato de que a Seleção Brasileira deFutebol, comandada por Paulo Machado de Carvalho e pelo técnico Vicente Fiola, ao preparar-se para a Copa de 1958, ano em que o Brasil foi campeão, alojou-se para treinamento em Atibaia.

Na época, passaram pela navalha e pela tesoura, nas mãos hábeis de Tito e Gentil, todos os comandantes do escrete nacional, jogadores e grandes craques como o Capitão Belini, Djalma Santos, Nilton Santos, o então jogador e hoje técnico Zagalo e o próprio Pelé.

Nesse histórico, muitas famílias freqüentaram o salão do Tito e do Gentil, por até quatro gerações; ou seja, contam algumas famílias, que pelas cadeiras da barbearia, já passaram o avô, o filho, o neto e o bisneto.

Os dois irmãos inclusive já projetaram o nome da cidade até na televisão, quando participaram de comerciais e propagandas veiculadas a nível nacional.

Para valorizar esse grande exemplo de trabalho e de vida, outro cidadão de Atibaia não menos ilustre, que freqüenta o salão há cinqüenta anos, promoveu uma comemoração aos irmãos barbeiros. Trata-se de outra figura de destaque na cidade, não menos importante nem menos famosa.,que é o ex-prefeito, ex-vice-prefeito e hoje vereador Takao Ono.

Os irmãos barbeiros são considerados um exemplo a ser seguido e um patrimônio de Atibaia.

Parabéns aos queridos TITO e GENTIL!

Homenagem  da Câmara  de Atibaia