patrocinadores

João Pires de Camargo

(1828-1909)

João Pires de Camargo nasceu em Atibaia, filho de Francisco Pires Pimentel (ou “Camargo”) e Maria Jacintha Silveira. Casou-se com Joaquina da Conceição (Dona Marica), e tiveram nove filhos:

1. José
2. Maria Joana
3. Maria Jacinta
4. Francisco
5. Joaquim
6. Ana
7. Florêncio
8. Gertrudes
9. Francisca

 

João Pires de Camargo foi um dos prósperos fazendeiros da região e patriarca da família Pires de Camargo de Atibaia, que possui muitos descendentes na cidade, todos seguindo seu exemplo de trabalho, dedicação e cidadania em prol de sua querida terra.

As terras pertencentes à sua família Pires de Camargo em Atibaia compreendiam cinco mil alqueires paulistas, que, por muito tempo, foram administradas com a inestimável colaboração da família Rosa, descendentes diretos dos índios que habitavam esta região e que, até os dias de hoje, seus descendentes, continuam a morar nessas terras.

As terras de João Pires de Camargo chegaram a ter cinco milhões de pés de café plantados no conjunto de fazendas.

João Pires de Camargo foi coronel da extinta Guarda Nacional, importante fazendeiro, capitalista e político em Atibaia, embora nunca tenha exercido um cargo público.

Era sogro do Major Juvenal Alvim e seu maior conselheiro político.

A antiga rua da fábrica passou a se chamar Rua João Pires em sua homenagem.

Faleceu no dia 31 de maio de 1909 em Atibaia e foi sepultado no cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Atibaia.