
O Coronel Bento José do Amaral, conhecido como Bento Paes, natural de Atibaia, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1862, filho de José Joaquim do Amaral Bueno e Ana Jacintha Alves do Amaral. Casou-se com Ana Rodrigues dos Santos, de Nazaré Paulista.
Foi abastado fazendeiro em Atibaia, respeitado pelos correligionários políticos e pelos adversários. Foi chefe do Partido Democrático, oposição ao Partido Republicano Paulista, durante duas décadas. Foi o último comandante da guarda nacional local, entidade militar criada pelo governo imperial por volta de 1830. Tinha por objetivo funcionar como força auxiliar em situação de crise. As patentes eram concedidas de acordo com a situação financeira de cada um.
Faleceu em 06 de junho 1928
Pelo /66/1978 Ato nº 1, de 04 de novembro de 1930, foi dada a atual denominação de Praça Bento Paes.
A Praça Bento Paes era conhecida como Largo Alegre. No final do século XIX passou a chamar-se Largo Municipal e em 04 de novembro de 1930, recebeu o nome atual, Praça Bento Paes. Era o local onde o povo se reunia para celebrações cívicas e Populares. Pela sua localização privilegiada foi o local escolhido para a implantação do prédio da Câmara e Cadeia em 1836, que hoje abriga o Museu Municipal João Batista Conti. No largo Alegre havia a capela de Nossa Senhora da Saúde, demolida em 1906, para ampliação da praça.
Fonte: Dicionário Biográfico de Ruas de Atibaia
Foto tratada por inteligência artificial

