“A disciplina é a parte mais importante do êxito“
Nascido em 15 de abril de 1940 na cidade de São Paulo-SP. É filho de Alfredo Sant’Anna e de Adelaide Fernandes de Sant’Anna, já falecidos.
Realizou os primeiros estudos em 1946, na cidade de Atibaia, na “Escola Particular 3 de Maio”, da professora Aracy Bueno Conti e, depois, no Grupo Escolar José Alvim, em 1947, onde foi aluno das professoras Circe Teixeira Musa, Tereza Marcílio e Benedita Simões de Lima.
Admitido em 1.951 ao Colégio Atibaiense S/A, transformado em 1952 em Colégio Estadual e Escola Normal Major Juvenal Alvim, cursou ali o antigo ginasial e o 1º ano do colégio, diplomando-se em 1960 pelo Colégio Santo Américo, em São Paulo-SP.
Prestou exames vestibulares em 1961 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco), formando-se em 1965, turma João XXIII .
Cursos de pós-graduação: Especialização em Direito do Trabalho-(Lato Sensu) e Mestrado Educação (Strictu Sensu), créditos, na Universidade São Francisco (USF), no período de 1991 a 1994.
Atuou como advogado e assessor jurídico por vários anos, prestando serviços a diversas entidades sindicais de São Paulo e Campinas, atuando de maneira mais destacada no Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo, como também a várias empresas da Capital e de Santos.
Professor universitário, ocupou as cadeiras de Legislação Social, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, no período de 1986 a 1999, na Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Faculdade de Ciências Jurídicas, da USF, em São Paulo-SP.
Atuou como Chefe de Departamento de Direito Social e Ambiental, no período de 1988 a 1999, na Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista.
Foi Diretor do Curso de Ciências Jurídicas da Universidade São Francisco, desde a instalação em 1.990 até 1996, Campus de São Paulo.
No período de 1998 a 1999, atuou como professor de Direito Processual do Trabalho, no curso especial para bacharéis realizado na capital, mantido pela Ordem dos Advogados de São Paulo.
Assessorou diversos parlamentares (deputados federais e senadores), bem como o Vice-Governador Aloísio Nunes Ferreira Filho, no período de 1978 a 1995.
Participou de vários congressos, cursos e seminários realizados no Brasil e exterior (Alemanha, Cuba, Itália e Japão), em diversas áreas (Jurídica, Administração Municipal, Política e Educacional), como representante do Brasil, na condição de participante ou organizador.
Gilberto Sant´ Anna elegeu-se prefeito de Atibaia em 15 de outubro de 1.982, para a legislatura 1.983/1.988 (PMDB), na condição de militante da campanha pelo restabelecimento da democracia no Brasil. Enquanto Chefe do Executivo, dentre outras atividades, priorizou a educação e da saúde. Organizou e implantou um programa educacional com fundamentos piagetianos. Implantou escolas para crianças de 3 meses a 3 anos de idade (Cecois). Investiu em saneamento básico, assistência médica e nutrição escolar. Aumentou a rede de água e esgoto em 30%. Implantou e fez funcionar 24 postos de saúde, localizados em locais estratégicos. Criou os agentes de saúde. Pesou todas as crianças e efetivou programas especiais de alimentação aos subnutridos. Com isso reduziu em 30% a TMI (Taxa de Mortalidade Infantil, indicador da qualidade de vida). Interveio na economia do município ao dar preferência a aquisição de produtos e serviços atibaienses, principalmente os hortifrutigranjeiros destinados à merenda escolar. Organizou o parcelamento e uso do solo, inibindo as especulações.
Foi casado com Cleide Maria Gonçalves de Sant´Anna, tendo 3 filhos: João Rodrigo Gonçalves de Sant´Anna, Valéria Gonçalves de Sant´Anna e Luís Fernando Gonçalves de Sant´Anna e, depois, com Dilara Rúbia Pereira, tendo nascido Pedro Affonso Pereira de Sant´Anna.