
Miguel Vairo nasceu em 04 de setembro de 1848, filho de Rafaelo Vairo e de Benedita de Honestis, natural de Bragene Soprane, Província de Salermo Itália. Casou-se com Valeriana Alves do Amaral com quem teve a filha
Evelina. Ficou viúvo e casou-se com Maria Umbelina Barbosa da Cunha com quem teve doze filhos: Pompeu, Maria Benedita, Maria Henriqueta, Orlando, Leonardo, Carmelita, Antonieta, Maria José, Odete, Laura, Maria Amélia e Olavo.
Diplomou-se em Medicina e Cirurgia pela Régia Universidade de Nápoles em 27 de julho de 1882. Estabeleceu-se em Atibaia na última metade do século XIX.
Foi o primeiro prefeito de Atibaia, ocupando o cargo entre 15 de janeiro de 1908 e 15 de janeiro de 1914. Dois anos antes, em 19 de dezembro de 1906, ocorrera a Reforma da Organização Municipal pela Lei n° 1038
transformando o cargo de intendente para o de prefeito.
Durante sua administração prestou relevantes serviços à população; cuidou da higiene e saúde pública, promovendo a vacinação contra a varíola.
Junto com o Major Juvenal Alvim, foi um baluarte na construção da Santa Casa de Misericórdia, onde foi diretor clínico durante muitos anos, acompanhando a construção e instalação da área e equipamentos hospitalares.
Faleceu em Atibaia em 04 de Agosto de 1935.
A praça Miguel Vairo, nos primórdios da povoação de Atibaia, quando ainda era vigente a pena de morte no país, abrigava a forca. Depois de retirada, instalaram no local o Santo Cruzeiro, transformando aquele espaço em praça, que recebeu os nomes de Largo de Santa Cruz e Praça do Santo Cruzeiro. No local onde hoje é a Maternidade Paulo Pires de Camargo, havia um pequeno templo, a capela da Santa Cruz. Para dar lugar à Santa Casa de Misericórdia, o Santo Cruzeiro foi transferido para o seu local atual, na praça dos Três Poderes e a capela de Santa Cruz foi demolida. Quando se celebrou o primeiro centenário da Independência do Brasil, a lei municipal nº 209, de 07 de agosto de 1922, deu-lhe a denominação de Praça da Independência, cuja placa foi inaugurada solenemente no dia 07 de setembro de 1922. Contudo, pela lei nº 265, de 21 de agosto de 1936, a câmara municipal denominou a praça de Doutor Miguel Vairo, homenageando o médico e ex-prefeito.

Fonte: Dicionário Biográfico de Ruas de Atibaia
Foto tratada por inteligência artificial