Vladimir Passos de Freitas é Professor de Direito Ambiental no mestrado/doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professor Visitante da Escuela de Administración de la Facultad de Ciencias Sociales da Universidade Nacional da Costa Rica e Professor colaborador do Programa da USP.
Desembargador Federal aposentado do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (RS), onde foi Presidente. Pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus) e colunista semanal da revista eletrônica Consultor Jurídico.
Foi Promotor de Justiça nos Estados do Paraná e de São Paulo, Secretário Nacional de Justiça no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Presidente da International Association for Courts Administration (IACA) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Proferiu mais de 400 palestras em todos os estados brasileiros e em 18 países localizados em todos os continentes. Publicou 33 livros, como autor, co-autor e coordenador e centenas de artigos em revistas especializadas do Brasil e do exterior, inclusive na China. Foi coordenador do grupo juízes latino-americanos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Grupo Juízes da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
Ao longo de sua trajetória recebeu dezenas de homenagens, entre elas:
Na área esportiva, campeão brasileiro de masters de natação (Palhoça, SC, 2017), sul-americano (Maldonado, Uruguai, 2016) e 8º colocado no Campeonato Mundial Masters de Natação, Kazam, Rússia,2015.
Vlad, como é carinhosamente chamado por primos e parentes de Atibaia é filho de José Maria de Freitas e Celeste Passos de Freitas, neta do Major Juvenal Alvim e de Gertrudes Pires Alvim e filha de Benedita Alvim Passos (primogênita do Major e Nhá Tudica) e Otávio Passos, que foi Prefeito e Vereador de Atibaia.
Durante a infância e a juventude Vlad frequentava diversos locais de Atibaia, nadando no Lago da Estância Lince, participando de bailes de carnaval do Clube Recreativo Atibaiano e assistindo filmes no Cine Itá. Na vida adulta também se mantém ligado à cidade visitando-a, sempre que possível, visto que reside em Curitiba.