patrocinadores

José Pires Alvim Neto

Nascimento: 03/10/1962

Pais

Filhos

Administrador de empresas (FAAP/SP), pós-graduado em Qualidade no Desenvolvimento de Software (SENAC), especializado na área de Tecnologia da Informação aplicada à Arquitetura e Construção Civil, casado, 2 filhos.

2008–até a presente data  Ação Sistemas  (Singular System Ltda e Pires Alvim Comércio de Software Ltda)   São Paulo – SP
Sócio fundador

Empresa que trabalha com consultoria e desenvolvimento de software para microcomputadores e mantém um site na Internet dedicado a cidade de Atibaia (www.atibaiamania.com.br).

É o atual responsável técnico e comercial de todos produtos da Ação Sistemas:

  • Sistema Navis, software de gestão especializado em escritórios de projetos.
  • ConstruOffice, software para orçamentos e gerenciamento de obras.
  • Geo2time e Geo2photo: aplicativos para celulares Android e IOS
  • Navis Home Office: versão do Sistema Navis focada no gerenciamento do trabalho em formato remoto.

Responsável pelo desenvolvimento técnico e manutenção do Portal Tecto (www.tecto.com.br), Kaza (www.kaza.net.br) e Mais Kaza (www.maiskaza.com.br), de propriedade da Editora KAZA.

É também o responsável técnico pelo desenvolvimento e manutenção do site www.manuaisdeescopo.com.br, de propriedade do Secovi (SP).

1984–2008          Grupo Pini             São Paulo – SP
Diretor de Tecnologia (última função)

Trabalhou durante 24 anos nessa empresa, tendo iniciado sua carreia com o propósito de liderar e desenvolver o sistema de orçamentos e gerenciamento de obras da Pini, produto que se transformou na principal ferramenta nesse segmento de mercado, denominado Volare.

Saiu da empresa em 2008 (quando era então Diretor e sócio minoritário da Pini Sistemas) para fundar a Ação Sistemas (vide acima)

Durante todo esse período foi o responsável pelos núcleos de desenvolvimento, suporte, documentação/controle de qualidade, treinamento de softwares para usuários (clientes externos e internos), produção e vendas de sistemas para arquitetura e construção civil.

Em janeiro de 2000, liderou a elaboração de um Business Plan que visava transformar a área de informática do Grupo Pini em uma empresa independente, expandindo o negócio e criando um portal para a industria da construção (www.piniweb.com). A partir desse processo, em um período de 2 anos, o Grupo Pini recebeu investimentos e novos acionistas (Banco Pactual, Janos e Brando) o que levou esse grupo a uma ampla re-estruturação organizacional e societária.

Liderou, durante 5 anos, o trabalho de consultoria técnica de engenharia e informática junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro (EMOP e RIOCOP) para gerenciamento do processo construtivo “500 CIEPS” , CIACS e outras obras de utilidade pública construídas em argamassa armada. Neste projeto foi alocada uma equipe de 30 engenheiros e 10 analistas de sistemas. No escopo desse trabalho incluiu-se, também, a modernização do parque de informática utilizado pela EMOP que culminou na implantação de uma rede de microcomputadores em substituição a antigos equipamentos (de processamento central) que ali se encontravam.

2003-2004           Internacional Engenahria  Curitiba-PR
Consultor de Tecnologia da Informação

Atuação no processo de especificação, seleção e contratação de empresas e softwares para automatização dos processos administrativos, técnicos, gerenciamento de obras e comercial.

2003-2004           Blokos Engenharia             Vitória-ES
Consultor de Tecnologia da Informação

Atuação no processo de especificação, seleção e contratação de empresas e softwares para automatização dos processos administrativos, técnicos, gerenciamento de obras e comercial.

2003-2004           Dago Engenahria São Paulo-SP
Consultor de Tecnologia da Informação

Atuação no processo de especificação, seleção e contratação de empresas e softwares para automatização dos processos administrativos, técnicos, gerenciamento de obras e comercial.

2003-2004           Sinduscon             São Paulo-SP
Consultor de Tecnologia da Informação

Ministrou curso de capacitação profissional para os processos que envolvem especificação, seleção e contratação de empresas e softwares para construtoras e incorporadoras para automatização dos processos administrativos, técnicos, gerenciamento de obras e comercial.

1997–1998          Sarti Mendonça Engenharia            Salvador – BA
Consultor de Tecnologia da Informação

Atuação no processo de especificação, seleção e contratação de empresas e softwares para automatização dos processos administrativos, técnicos, gerenciamento de obras e comercial. Atuou também na definição do plano estratégico de informática e na concepção, implantação e manutenção do site da empresa na Internet (www.sartimendonca.com.br).

1983–1984          Rodrigues da Cunha DTVM            São Paulo – SP
Analista de Sistemas

Responsável pelo desenvolvimento dos sistemas administrativos e de controle de clientes (over night). Esses sistemas, desenvolvidos em Cobol para processamento em microcomputadores, foram utilizados até 1991.

1980–1983          Aplicom – Com e Aplicação de Computadores   São Paulo – SP
Encarregado de produção

Iniciou a sua carreira profissional como ajudante de operação sendo promovido, após dois meses de trabalho, a operador de computador. Trabalhando com um equipamento Burroughs da série B1700, foi responsável pela implantação dos novos equipamentos de entrada de dados adquiridos pela empresa para substituir as máquinas perfuradoras de cartão. Nessa ocasião teve contato, pela primeira vez com uma linguagem de programação: o LTD, linguagem específica para programar os terminais de entrada de dados fabricados pela Cobra (TD 100 e TD 200). Exerceu diversos cargos, saindo da empresa como encarregado geral.

Formação:

1989            Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP          São Paulo – SP
Bacharelado em Administração de Empresas

2003            Senac                                                                                São Paulo – SP
Pós-graduado em Qualidade no Desenvolvimento de Software

A especialização na área de informática exige um constante esforço de atualização técnica.  Desta forma, participou de diversos cursos e seminários, relacionando abaixo apenas aqueles que recebeu certificado de participação:

  • 1997 – Mastering Microsoft Visual Basic 5.0 – Brás e Figueiredo Informática
  • 1997 – 2º Microsoft Devoloper Days – Microsoft Brasil
  • 1996 – Liderança e Motivação de Equipes – SENAC – São Paulo
  • 1996 – A Comunicação e a Construção de Relacionamentos Eficazes – Momentos e Movimentos – Cursos e Treinamentos
  • 1994 – Windows Word – Congresso Nacional sobre Tecnologia Windows – Mantel, Guazelli e Sucesu-SP
  • 1992 – Devolopers – 1º Encontro Nacional de Desenvolvedores e Especialistas em Programação e Sistemas – Mantel
  • 1991 – XXIV Congresso Nacional de Informática – Sucesu/SP
  • 1990 – EDIX 5 – Administração – Edisa
  • 1990 – Programando em Linguagem C – Servimec S.ª
  • 1989 – XXII Congresso Nacional de Informática – Sucesu/SP
  • 1988 – Vírus no computador – o que fazer – CTC Informática (Catho)
  • 1988 – EDIX 5 – Sistema Operacional – Edisa
  • 1988 – Programando em Dataflex – Intercomp
  • 1988 – PS/2 e OS/2 – A última geração dos microcomputadores – Compucenter
  • 1986 – Dbase III – Servimec
  • 1984 – Conceitos Básicos de Computadores – Núcleo Técnico Profissional
  • 1984 – Cobol A.N.S. – Núcleo Técnico Profissional
  • 1984 – Basic – Núcleo Técnico Profissional
  • 1981 – Introdução ao Sistema Cobra-300 – Cobra Computadores
  • 1981 – Programação na linguagem LTD – Cobra Computadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *